Apesar de ficar longe das vistas e também da atenção dos donos, a corrente da moto é um dos componentes mais importantes para o seu pleno funcionamento e também para a segurança do piloto.

Ela é a grande responsável por transmitir o giro do motor para a roda traseira da moto e fazer com que ela se movimente. Esse componente, assim como toda a moto, exige uma série de cuidados especiais para garantir o seu funcionamento e evitar que a máquina tenha qualquer tipo de dano.

Por ser um componente que é sujeito a muita força e também fica, na maioria das motos, muito exposto aos elementos, seu cuidado e manutenção regulares são extremamente importantes.

No post de hoje, vamos mostrar a importância de limpar e lubrificar a corrente da moto, além dos cuidados que você precisa tomar e ainda os prejuízos que a falta de lubrificação podem causar. Confira a seguir como manter a sua motocicleta sempre bem cuidada!

Por que lubrificar e limpar a corrente da moto?

O óleo lubrificante é uma substância que tem como finalidade reduzir o atrito entre metais em movimento e manter a integridade física dos componentes. A corrente da moto liga a coroa e o pinhão, componentes da transmissão responsáveis por transferir e gerenciar tanto potência quanto torque para a roda traseira.

Por conta disso, esse componente precisa estar sempre em movimento e também ser capaz de suportar condições de uso extremas.

Dessa forma, elas são projetadas em elos que se movimentam entre si conforme a potência é transferida da coroa para o pinhão. Isso, naturalmente, acaba causando atrito entre essas peças e faz com que elas precisem  estar sempre lubrificadas e limpas.

A lubrificação da corrente da moto serve para reduzir seu contato com a coroa e o pinhão, maximizando a vida dos componentes e evitando que impurezas fiquem presas nos componentes internos da moto, como o câmbio e as relações.

É fundamental que a limpeza e lubrificação da corrente sejam feitas periodicamente, de forma preventiva, a fim de garantir o funcionamento e evitar qualquer quebra ou dano. Esse procedimento tão importante, quando realizado de forma correta, evita o desgaste prematuro da corrente, aumentando a sua vida útil e assegurando a confiabilidade do componente.

Quando fazer a lubrificação da corrente?

A grande maioria dos fabricantes de motos recomenda que os pilotos limpem e lubrifiquem a corrente em intervalos de 400 a 500 quilômetros. É aconselhado verificar a periodicidade no manual da moto, pois o intervalo pode variar entre os modelos.

Porém, fique bastante atento a algumas situações especiais em que os intervalos de limpeza e lubrificação podem diminuir ou aumentar — falaremos disso mais detalhadamente no próximo tópico.

Infelizmente, muitos motociclistas evitam lubrificar a corrente da moto, pois reclamam das marcas de óleo e das manchas temporárias que o procedimento pode deixar nas rodas traseiras e em alguns lugares da carenagem.

Caso você também pense dessa forma, lembre-se de um pequeno detalhe: o kit de relação de certas motos importadas pode chegar até 800 dólares!

Tenha em mente, também, que uma corrente danificada pode estragar outros componentes da moto, especialmente da transmissão, fazendo com que o problema se torne uma bola de neve e pese ainda mais no bolso.

O que é melhor, então, lubrificar a corrente da moto de acordo com o estipulado pelo fabricante e precisar lavá-la constantemente, ou evitar fazê-lo e precisar arcar com a troca de um kit de relação?

Como lubrificar a corrente da moto?

Não basta simplesmente parar a motocicleta no intervalo determinado no manual e aplicar o lubrificante. Por isso, se você não é daqueles motociclistas que gosta de “colocar a mão na graxa”, leve a moto até uma oficina de confiança para a realização do serviço.

Apesar de simples e geralmente rápido, esse tipo de manutenção, quando feita na oficina, evita sujeiras desnecessárias em sua casa e também que o motociclista menos experiente acabe fazendo algo errado.

Antes de lubrificar deve-se remover todo o óleo da corrente e a sujeira que estiver contida nele. Para isso, use uma flanela limpa.

Depois de terminada a limpeza, aplique o spray lubrificante em toda a corrente. Mas lembre-se de um detalhe muito importante: utilize o lubrificante descrito no manual. Jamais utilize um óleo diferente na sua moto, pois isso pode danificar a corrente.

Um exemplo de lubrificante que não deve ser utilizado em correntes, mas, ainda assim, muita gente insiste em utilizá-lo é a graxa. Por mais que o material pareça adequado para fazer a lubrificação da corrente, na verdade, ele é o menos indicado.

A graxa tem uma textura muito espessa, que facilita o acúmulo de sujeira na corrente. Conforme mais sujeira vai se acumulando, a graxa vai ficando mais pesada e começa a ser lançada para fora da corrente com o movimento da moto.

Isso representa um perigo enorme para o câmbio, por exemplo, pois faz com que grandes quantidades de sujeira entrem em contato com as peças internas da moto.

Esse material também possui a desvantagem de dissipar menos calor, o que pode prejudicar a corrente da moto, já que ela fica bem quente por conta do atrito natural dos elos com a coroa e o pinhão.

Qual é a forma de uso adequada?

Os fabricantes realmente definem os intervalos certos para que os motociclistas façam a limpeza e lubrificação da corrente. Porém, existem certas situações em que essa periodicidade precisa ser encurtada.

Esses intervalos também dependem do tipo de uso da motocicleta, que pode fazer a quilometragem aumentar ou diminuir. Motos que trafegam por áreas rurais, onde não há pavimento e as chances de sujar a corrente com terra e outros detritos é maior, tendem a precisar da limpeza e lubrificação da corrente com mais frequência.

Motos que costumam trafegar em ciclo rodoviário e urbano estão sujeitas a esses regimes, porém com menor frequência. Vale ressaltar, também, que se você pegar enchentes ou chuvas fortes durante alguns dias, é recomendado fazer a limpeza e a lubrificação da corrente.

Fique atento ainda a alguns casos especiais, como as motos que utilizam correias ou cardãs em vez da corrente tradicional. Além de requererem cuidados especiais dedicados a esses tipos de transmissão, elas costumam contar com correntes na parte interna do câmbio, pois facilitam a transmissão de força entre as relações e ocupam menos espaço.

Verifique no manual da sua moto se esse é o caso e fique atento para as manutenções que esses tipos de correntes “internas” necessitam. Conte sempre com um bom mecânico nestes momentos. Caso você se enquadre em alguma dessas situações, tire suas dúvidas sobre quando deve ser feita a lubrificação da corrente.

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